Observatório socioambiental da cidade de Diadema (OSD) é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Diadema e foi implementado a partir do primeiro edital de fomento de observatórios da Unifesp, (Edital N° 585 de 14 de outubro de 2019). O projeto pretende fazer o diagnóstico e o mapeamento de dados georreferenciados de temáticas socioambientais como suporte para o desenvolvimento sustentável do município.

A primeira fase envolveu a estruturação de uma base de dados mínima, reunindo as principais informações socioambientais do município e do meio físico, com especial atenção para a questão dos recursos hídricos da cidade. A base de dados socioambiental do município de Diadema, está estruturada a partir dos dados do Censo de 2010 do IBGE, (Censo,2010).

A base de dados cartográficos utilizada é a disponível no site do IBGE, com mapas digitais, em diversos formatos e escalas, destacando-se arquivos vetoriais (Shapefile) e dados geoespaciais, contemplando dados da rede hidrográfica, divisão regional, divisão municipal, e malha dos setores urbanos.

Os dados iniciais do Observatório Socioambiental de Diadema estão reunidos na seção Diagnóstico, contemplando:

Complementarmente, o Observatório abrigará dados do “Projeto Atlas Ambiental do Município de Diadema” (cadastro PROEX-UNIFESP N°15010), que é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por docentes, alunos e técnicos do campus do Campus de Diadema, funcionários/técnicos da Prefeitura Municipal de Diadema e membros da comunidade local. Tem como objetivo reunir o estado da arte do conhecimento que descreve e explica as dinâmicas dos sistemas natural, construído, humano/social/cultural e político do município.

A gestão das informações e a organização geoespacial das séries históricas incluirá a compilação de todos os dados, por meio do uso de sistemas de informação geográfica que farão a integração dos dados e produção da cartografia. Essa integração ocorrerá por meio de tabelas, gráficos e mapas. A partir da organização dos dados será possível produzir infográficos de evolução de diversos índices.

Dessa forma, esperamos contribuir para o monitoramento de políticas públicas e também para o desenvolvimento socioambiental do município. Além disso, estarão disponíveis no site produtos audiovisuais, como vídeos e notícias do projeto Atlas Ambiental de Diadema.

Esperamos que este portal seja um importante meio de disseminação das informações socioambientais do município. A base de dados deverá reunir diversas informações sobre o município e, no momento oportuno, deverá ser disponibilizada para a comunidade acadêmica, civil, gestores municipais e a qualquer pessoa interessada no tema para o desenvolvimento de novos projetos ou pesquisa.

Conheça a equipe do Observatório Socioambiental de Diadema