Território e População
- Localização geográfica e área do município
- Bairros
- População Total
- Raça
- Gênero do Responsável
- Moradores por Domicílio
- Densidade Demográfica
Localização geográfica e área do município
O município de Diadema fica localizado na região do Grande ABC Paulista, tendo divisas com o município de São Paulo e São Bernardo do Campo, possuindo área de aproximadamente 30,65km² e cerca de 22% do seu território está inserido na área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings (APRM-B), englobando os bairros Inamar e Eldorado.
Raça
No município de Diadema predominam as pessoas autodeclaradas Brancas e Pardas, aproximadamente 50% e 40%, respectivamente.
Na variação de proporção da raça presente nos loteamentos a maior proporção de pessoas brancas é de 80%, a de pardas é de 50%, negras 10%, amarelas 5% e índígenas de 1%.
Gênero do Responsável
O município de Diadema possui como maioria de responsáveis dos domícilios homens, que representam aproximadamente 55% dos responsáveis. Esta é a situação na maioria dos loteamentos, apenas quatro loteamentos apresentam maioria dos responsáveis mulheres. A maior porcentagem de homens responsáveis é de perto de 70% em dois loteamentos e a de mulheres é de 60% em um loteamento.
Moradores por Domicílio
O município de Diadema apresenta homogeinedade quanto aos modedores por domicílio. Há uma pequena variação entre os loteamentos, sendo o menor valor encontrado de aproximadamente 3 e o maior de 3,6 moradores por domicílio.
Densidade Demográfica
O município de Diadema possui uma das maiores densidades demográficas do Brasil, sendo atualmente a terceira maior do país e a segunda maior do estado de São Paulo.
Apesar de ser um município relativamente pequeno em dimensões, está entre os 20 menores do Brasil em área de extensão, Diadema possui uma grande população, entre as 100 maiores do país, o resultado desses dois fatos é uma concentração populacional muito grande, representada pelo alto valor da densidade demográfica.
Mesmo sendo um muncípio pequeno em área, há uma variação grande de densidade demográfica no próprio muncípio, como o gráfico de densidade demográfica por loteamentos e o mapa com os mesmo dados mostram.
Meio Físico
- Origem da água no planeta
- Ciclo Hidrológico
- Balanço Hídrico no Município de Diadema
- Águas superficiais no município de Diadema
- Qualidade das águas doces superficiais em Diadema
- Índice de Qualidade das Águas - IQA
- Águas subterrâneas no município de Diadema
Origem da água no planeta
A origem da água no planeta terra se deu no processo de formação do sistema solar, resultado do Big Bang (teoria da origem do universo) e que espalhou todos os elementos químicos já conhecidos por todo o universo. Estudos mostram que os átomos de Hidrogênio e Oxigênio se encontram entre os elementos mais abundantes do cosmos[1] e a combinação de dois átomos de Hidrogênio com um átomo de Oxigênio resulta na fórmula molecular da água – H2O que conhecemos nos dias de hoje. Admite-se que a formação das matérias componentes da Terra, as condições de sua origem e sua posição no sistema solar representam condições extremamente favoráveis à preservação de grande volume de água (Sugio, 2006 p.15).
Observa-se que somente 25% da superfície do nosso planeta é constituída por solos e rochas e 75% é coberta por água, sendo que 97% deste volume é água salgada compondo os oceanos e mares, e os 3% restantes (água doce).
Ciclo Hidrológico
A água na Terra se encontra em diferentes estados físicos (sólido - gelo, líquido - água e gasoso – vapor de água), sendo estes estados transitórios, ou seja, a água em estado líquido, presente nos oceanos, cursos d’água, lagos, solo e plantas evapora dado o calor solar. A água no estado gasoso se condensa na atmosfera formando nuvens, de onde a água pode precipitar como chuva, granizo ou neve, que assim volta aos oceanos, cursos d’água, aquíferos subterrâneos e geleiras resultando o que denominamos Ciclo Hidrológico. Desta maneira o ciclo garante que a água se mantenha em constante movimento reiniciando o ciclo novamente (Figura abaixo)[1].
Conforme se observa na figura, a Evaporação e Evapotranspiração representa: processo físico no qual a água passa do estado líquido para o estado gasoso através de aquecimento e transpiração; na Condensação a água passa do estado gasoso para o estado líquido através da perda de calor (a condensação é o oposto da evaporação); na Precipitação, água que cai das nuvens após ter passado pelos processos de evaporação e condensação.
O Escoamento superficial representa o trajeto da precipitação que caminha pela superfície do solo até os rios. Enquanto o Escoamento dos rios (Vazão): se refere ao movimento e conteúdo de água em um rio.
A Infiltração consiste no movimento vertical descendente da água pelo interior do solo até camadas mais profundas; a Recarga é o processo de fornecimento de água para aquíferos subterrâneos e o Armazenamento a manutenção da água por longos períodos abaixo da superfície terrestre.
Balanço Hídrico no Município de Diadema
O Balanço Hídrico é resultado da interação de múltiplas variáveis, o que torna seu cálculo muito complexo, mas neste projeto utiliza-se uma formulação simplificada, adotando como única entrada de água no sistema a precipitação, e como formas de saída de água a evapotranspiração, a vazão dos rios e recarga para os aquíferos subterrâneos, dispostos da seguinte maneira:
P = E + V + R
onde:
P = precipitação
E = Evapotranspiração
V = Vazão dos rios
R = Recarga dos aquíferos subterrâneos
Apresenta-se a seguir os resultados preliminares obtidos.
Águas superficiais no município de Diadema
As águas superficiais do município de Diadema são compostas por 21 córregos, 3 ribeirões e uma represa, a Billings. O principal corpo hídrico é o Ribeirão dos Couros que faz a divisa entre o município de Diadema e o município de São Bernardo do Campo.
Cada corpo hídrico e seus afluentes são responsáveis por drenar uma área, que passa a se chamar Bacia Hidrográfica. As Bacias Hidrográficas geralmente são diferenciadas por divisores de águas[1] que muitas vezes podem ser o próprio relevo do local, esses divisores de água têm papel muito importante, pois são eles que determinam para qual bacia hidrográfica a água escoa, infiltra, abastece os rios e recarrega os lençóis subterrâneos. Desta maneira, o município de Diadema possui 5 bacias hidrográficas que drenam o território.
Qualidade das águas doces superficiais em Diadema
A partir de coletas de amostras de água do Ribeirão dos Couros executadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB bimestralmente, foi possível executar o cálculo do Índice de Qualidade da Água do Ribeirão dos Couros para o período de 2012 a 2018. Desta maneira, o panorama de Qualidade da Água do Ribeirão dos Couros apresenta valores péssimos ou ruins de acordo com a escala de Índice de Qualidade da Água proposta pela CETESB.
Índice de Qualidade das Águas - IQA
O IQA é calculado pelo produtório das qualidades da água correspondentes às variáveis que integram este índice)[1] (potencial hidrogeniônico (pH), Coliformes Fecais, Demanda Química de Oxigênio, Nitrogênio Total, Fosforo Total, Temperatura, Turbidez, Resíduo Total, Oxigênio Dissolvido).
Onde:
IQA: Índice de Qualidade das Águas, um número entre 0 e 100;
qi: qualidade do i-ésimo parâmetro, número entre 0 e 100, obtido da respectiva “curva média de variação de qualidade”, em função de sua concentração ou medida,
wi: peso correspondente ao i-ésimo parâmetro, um número entre 0 e 1, atribuído em função da sua importância para a conformação global de qualidade e,
n: número de variáveis que entram no cálculo do IQA.
Habitação e Infraestrutura
- Índice de Qualidade Urbana do Entorno
- Rede Elétrica
- Coleta de Resíduos Sólidos
- Esgotamento Sanitário
Índice de Qualidade Urbana do Entorno
O Índice de Qualidade Urbana do Entorno, ou IQUE na abreviação, é um índice que considera a proporção de domicílios que possuem ou não essas características: identificação do logradouro; iluminação pública; pavimentação; calçada; guia/meio fio; bueiro/boca de lobo; rampa para cadeirante, arborização, esgoto a céu aberto, lixo nos logradouros. O índice é calculado pela média da proporção de cada uma das cracterísticas nos loteamentos.